sábado, 12 de maio de 2018

O Quinze - Uma leitura de sensações

Olá, pessoas!

No dia 20 de Março de 2018, o grupo "Além da Leitura" reuniu - se para mais um compartilhamento de leitura. Desta vez, a obra contemplada foi 'O Quinze', de Rachel de Queiroz.

Foto divulgação: O Quinze- Rachel de Queiroz
Ed. 93




















Neste dia, o grupo dirigiu - se ao colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, a convite da direção do colégio e da biblioteca, visando à apresentação do projeto, como forma de incentivo à leitura.

Com uma linguagem acessível e atual, a autora trabalha em sua narrativa com a linguagem e os dizeres nordestinos, mas de forma leve, mesmo tratando de temáticas tão pesadas, como é o caso da seca, da miséria e diferentes conflitos humanos.

O debate foi mediado por Felipe Pereira Maranhão, acadêmico do 7° período do curso de Letras, da Universidade Federal do Tocantins  / câmpus de Araguaína. O mediador - participante foi lançando perguntas de modo que os participantes dialogassem contribuindo com suas leituras.

Por meio desses diálogos, o grupo destacou os seguintes pontos:

  • A corrupção do governo;
  • Relações dos personagens com a religião (crenças);
  • O papel da mulher na sociedade;
  • O percurso de personagem na narrativa;
  • Foco na seca e na miséria e como elas afetam os personagens, o que não significa dizer que não há saída para cada um deles a seu modo.

Alguns fragmentos para apreciação do leitor:

"E antes de se erguer, chupou os dedos sujos de sangue, que lhe deixaram na boca um gosto amargo de vida."

"Todo o dia a cavalo, trabalhando, alegre e dedicado, Vicente sempre fora assim, amigo do mato, do sertão, de tudo o que era inculto e rude."

"CHEGOU a desolação da primeira fome. Vinha seca e trágica, surgindo no fundo sujo dos sacos vazios, na descarnada nudez das latas raspadas."

"CONCEIÇÃO passava agora quase o dia inteiro no Campo de Concentração, ajudando a tratar, vendo morrer às centenas as criancinhas lazarentas e trôpegas que as retirantes atiravam no chão, entre montes de trapos, como um lixo humano que aos poucos se integrava de todo no imundo ambiente onde jazia."

Algumas fotos do encontro:

















3 comentários:

  1. Olá sigo o blog a pouco, mas já adorei a proposta... Rachel é um exemplo de mulher, escritora, não consigo não gostar do geito que ela escreve.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a noite literária que tivemos na Unitpac!
    Vocês me motivaram e despertaram meu desejo de ler literatura clássica novamente! Espetacular o trabalho de vocês.

    Att
    Alaiany M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alaiany! Fico feliz que consigamos tê-la motivado para o texto literário canônico. Esperamos que você continue a apreciá-la.

      Excluir