quarta-feira, 20 de junho de 2018

Laços de Família (Clarice Lispector)



Foto de divulgação: Rocco Digital 
       


Olá, pessoas!


No dia 16 de maio de 2018,  o grupo " Além da Leitura" reuniu-se para mais um compartilhamento de leitura.
Nesta ocasião, retornamos ao Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes a convite da direção do Colégio e da Biblioteca, para contemplarmos os contos de Clarice Lispector: " Laços de família", "Feliz Aniversário", " O Jantar" e " O Crime de um professor de matemática".
Desta vez, os diálogos e relatos de experiência de leitura foram compartilhados entre participantes do grupo  e  alunos do Colégio, que apreciaram e comentaram os contos lidos.
A conversa foi mediada por Felipe Pereira Maranhão e Débora Aparecida da Silva Carvalho, ambos  acadêmicos do 7° período do curso de Letras, da Universidade Federal do Tocantins ( UFT )- Câmpus Cimba.
Por meio desses diálogos, o grupo destacou os seguintes pontos:

  • A família e o cotidiano;
  • A complexidade da natureza humana;
  • As relações frágeis e superficiais no âmbito familiar;
  • O cuidado e o respeito;
  • A(s) problemática(s) da velhice;
  • As relações de poder e de empoderamento feminino; 
  • Olhar o outro e, ao mesmo tempo, olhar para si mesmo;
  • A sensação de identificação com os contos; 
  • As projeções de leitura e de interpretação feito por meio  dos títulos dos contos.

Alguns fragmentos dos contos para apreciação do leitor:


"Agora estou bem certo de que não fui eu quem teve um cão. Foste tu que tiveste uma pessoa.” “Mas possuíste uma pessoa tão poderosa que podia escolher: e então te abandonou". 
O Crime de um professor de matemática


"A última luz da tarde estava pesada e abatia-se com gravidade sobre os objetos. As areias estalavam secas. O dia inteiro estivera sob essa ameaça de irradiação. Que nesse momento, sem rebentar, embora, se ensurdecia cada vez mais e zumbia no elevador ininterrupto do edifício. Quando Catarina voltasse eles jantariam afastando as mariposas. O menino gritaria no primeiro sono, Catarina interromperia um momento o jantar… e o elevador não pararia por um instante sequer?! Não, o elevador não pararia um instante. – “Depois do jantar iremos ao cinema”, resolveu o homem. Porque depois do cinema seria enfim noite, e este dia se quebraria com as ondas nos rochedos do Arpoador".
Laços de família


"Mas eu sou um homem ainda. Quando me traíram ou assassinaram, quando alguém foi embora para sempre, ou perdi o que de melhor me restava, ou quando soube que vou morrer – eu não como. Não sou ainda esta potência, esta construção, esta ruína. Empurro o prato, rejeito a carne e seu sangue." 
O Jantar


"E, para adiantar o expediente, vestira a aniversariante logo depois do almoço. Pusera-lhe desde então a presilha em torno do pescoço e o broche, borrifara-lhe um pouco de água-de colônia para disfarçar aquele seu cheiro de guardado – sentara-a à mesa. E desde as duas horas a aniversariante estava sentada à cabeceira da longa mesa vazia, tesa na sala silenciosa". Feliz Aniversário


Algumas fotos do encontro:






















2 comentários:

  1. Este projeto ultrapassou as nossas idealizações. Momentos como esses jamais serão esquecidos!

    ResponderExcluir
  2. O que é mais importante para mim, os múltiplos pontos de vista que cada um constrói e que são únicos a cada leitura ou releitura.😉

    ResponderExcluir